Colorstrologia: a psicologia das cores nas escolhas de guarda-roupa

Share this post

Rápida experiência psicológica: antes de continuar a ler, pense em toda a semana e escolha uma cor para cada dia. Não pense no porquê, simplesmente escolha o que lhe vier à mente. 

Segunda-feira: Amarelo

Terça-feira: Vermelho

Quarta-feira: Laranja

Quinta-feira: Verde

Sexta-feira: Azul

Sábado: Branco

Domingo: Um tipo de roxo/castanho híbrido

Se sim, parabéns, escolheu as mesmas cores que eu. Não existe uma cor específica que represente cada dia, mas muitas pessoas escolhem algo vagamente semelhante. A psicologia é bastante simples – entramos lentamente na semana à segunda-feira e as cores que associados ao stress vão surgindo à medida que entramos na parte mais pesada da semana. Quinta-feira, quando começamos a ver a linha da meta surge o verde e na sexta-feira o céu está azul. 

Sábado é branco, talvez por estarmos no paraíso? Domingo é interessante, no meu caso foi uma mistura de roxo e castanho. Foi como se o meu cérebro não conseguisse decidir sobre se domingo é divertido (roxo) ou se deveria preparar-se para uma nova semana (castanho). 

Para os meses, porém, o conjunto de cores é mais fixo. Na realidade, existem duas. Devido ao paralelo com a astrologia, isto tem vindo a ser conhecido como colorstrologia

The universe painted in multi-color

O que é a colorstrologia?

É algo real. Bem, mais ou menos. Têm sido efetuadas muitas pesquisas à psicologia das cores e o efeito que estas têm no nosso bem-estar emocional. Sabemos que há emoções que todos tendemos a sentir mais ou menos, dependendo da altura do ano. É difícil resumir tudo a uma ou duas por mês, mas a psicologia faz sentido. 

São referidos diferentes esquemas de cor, mas, por vezes, é difícil ver porque é que determinada cor foi atribuída a um mês em particular, além de uma técnica para vender livros ou tinta. Selecionei esta porque evoluiu de forma mais orgânica e parece mais fundada na psicologia. 

Estaria a mentir se dissesse que não havia interesse em vender alguma coisa. Pode não ser totalmente uma coincidência que ofereçamos aconselhamento sobre como preencher o seu guarda-roupa, bem como sobre aquilo de que necessita para essa tarefa. A questão é que, embora ninguém possa dizer definitivamente qual a melhor cor para cada mês, vale a pena pensar nisso ao decidir quais as cores que quer exibir em cada mês.

Está comprovado que a escolha da cor que vestimos tem um impacto no humor e capturar esta sensação é essencial ao decidir que roupas vender numa loja. As estações são relevantes aqui, pelo que as cores do mês se aplicam melhor aos climas temperados do hemisfério norte. Veja a tabela da psicologia das cores abaixo para vez se concorda.

Tabela da psicologia das cores

Month Colors
Janeiro branco, azul-claro
Fevereiro vermelho-cereja, rosa
Março verde-esmeralda, roxo
Abril amarelo-pálido, verde-erva
Maio creme, lilás
Junho laranja-pálido, pérola
Julho coral, amarelo
Agosto vermelho-queimado, laranja
Setembro ferrugem, azul-vivo
Outubro castanho-avermelhado, índigo
Novembro castanho, dourado
Dezembro verde-floresta, vermelho-escuro

As cores de cada mês

Vamos ver como cada mês ficou associado a estas cores, a psicologia por trás disto e como pode aproveitar isto. 

Janeiro: branco, azul-claro

O branco é a cor da inocência e, embora possamos não nos sentir muito inocentes no dia 1 de janeiro, muitos de nós tentamos recuperar ao longo do mês. Simboliza um novo início e um momento para pensar nas possibilidades do novo ano. Também é a cor da neve, frequentemente vista em janeiro. O azul-claro é uma extensão destas ideias, representando o céu limpo para o novo ano.

O vermelho e o rosa representam o amor e a paixão, pelo que é provável que o Dia de S. Valentim tenha alguma a dizer sobre estas associações e Fevereiro tido como o mês do romance. Estas cores também representam a excitação. Fevereiro pode não parecer o mês mais entusiasmante, mas gosto de pensar que é o momento de adicionar conscientemente energia às nossas vidas após o desconforto de janeiro. Podemos utilizar o guarda-roupa para  animar todos os que nos rodeiam em vez de esperar que a primavera o faça por nós. 

 

Março: verde-esmeralda, roxo

O verde é um tema comum em março. Simboliza o crescimento após o inverno, temos frequentemente a imagem de rebentos verdes a crescer entre a neve. Esta cor também representa frescura e prosperidade. O roxo representa as plantas a florescer e a inspiração. A primavera só chega perto do final de março, mas podemos utilizar a roupa para promover facilmente a mudança de humor.

Abril: amarelo-pálido, verde-erva

Há alguns cruzamentos entre março e abril, com o início da primavera (em termos de meteorologia) a marcar ambos os meses, tal como a Páscoa que representa o renascimento. É em abril que a primavera ter realmente início. Assistimos a um maior crescimento, otimismo e sol e as cores do mês representam isso mesmo. Os dias ficam mais quentes e compridos e queremos vestir cores frescas e sair para o ar livre.

Maio: creme, lilás

O creme e o lilás de maio completam as cores da primavera. As flores floresceram e o creme representa o sol quando está ligeiramente nublado. Estas cores transmitem conforto, calma e tranquilidade num momento em que pausamos entre o entusiasmo do início da primavera e as possibilidades do verão. 

Junho: laranja-pálido, pérola

É o início do verão, as crianças terminam a escola (dependendo de onde se vive), é o mês do orgulho e o campeonato do mundo tem início em junho. O laranja assinala a introdução das cores ousadas do verão, mas é pálido porque está apenas no início. A pérola vem da gema preciosa com o mesmo nome que é a pedra do nascimento em junho.

Julho: coral, amarelo

Com o verão em força, chegam as cores vibrantes de julho. O sol está no momento forte e é um mês de diversão e entusiasmo. Vestir estas cores pode transmitir energia, otimismo e felicidade aos outros e a nós próprios. Ilumine o seu guarda-roupa e veja se não se sente também iluminado. 

Agosto: vermelho-queimado, laranja

Se pensar nos bonitos e aprazíveis pores-do-sol, o vermelho e o laranja são as cores que lhe virão à mente. Estas cores do mês representam o calor de agosto e são também um sinal da aproximação do outono. O laranja e o vermelho também simbolizam a abundância e a alegria, duas coisas que andam de mãos dadas e que são comuns em agosto. 

Setembro: ferrugem, azul-vivo

O ferrugem dá continuidade ao tema do calor do verão ceder lugar ao outono. Começamos a ver as folhas a mudar de cor, ajudando a coordenar com as cores quando caminhamos pela rua. O azul-vivo é a versão pós-verão do azul-claro de janeiro e representa um novo início com o regresso das crianças à escola. É também a cor da pedra do nascimento de setembro – a safira.

Outubro: castanho-avermelhado, índigo

À medida que os dias ficam mais escuros, o mesmo acontece com as cores. Não significa que fiquem mais depressivos. O castanho-avermelhado e o índigo são cores bonitas que podem manter as pessoas que o rodeiam com um espírito positivo à medida que nos aproximamos do inverno. Estas cores representam a reflexão, a tranquilidade e o mistério. Um momento de reflexão entre o verão e a época natalícia.

Novembro: castanho, dourado

O castanho diz-nos que estamos em pleno outono e representa o abrigo, porque talvez necessitemos de nos recolher um pouco antes das festividades. O dourado impede que fiquemos demasiado tristes e ajuda a introduzir a época natalícia, com o Dia de Ação de Graças. Juntos criam um efeito acolhedor e ajudam a manter o calor, mesmo que apenas psicologicamente. 

Dezembro: verde-floresta, vermelho-escuro

Não há prémio para adivinhar o que inspirou estas cores. Dezembro foca-se seriamente no Natal, que é um momento muito especial e que nos mantém positivos ao longo do inverno. A mistura de verde e vermelho é uma excelente forma de entrarmos no espírito desde o início do mês e, claro, de contribuir para o espírito natalício quando a época chega. 

Escolha de forma inteligente

As escolhas para o seu guarda-roupa podem cumprir um excelente trabalho de ampliar o espírito em que se encontra. Também podem alterar o seu humor, se necessitar disso. Assim, da próxima vez que escolher uma t-shirt, pense duas vezes, pode contribuir para alegrar o dia. Para os retalhistas, é essencial capturar o estado de espírito dos clientes antes de abastecer o stock com os produtos certos. Nem sempre é tão simples como observar aquilo que compram. Por vezes, as pessoas ainda não sabem o que querem, pelo que é necessário perceber por elas para que as roupas voem das prateleiras. 

Na Wordans, orgulhamo-nos da nossa vasta gama, por isso, seja qual for a cor que procura, em que material for, pode encontrá-la no nosso site. Para mais formas de dar cor à sua vida, visite o nosso Instagram, @wordans_europe