Crie t-shirts com o Wordans Custom Lab!

Share this post

Imagine o seguinte: está prestes a lançar o seu novo negócio de venda de t-shirts; já comprou t-shirts de elevada qualidade e está pronto para começar; no entanto, ainda lhe faltam informações sobre os melhores tipos de impressão de t-shirts à sua disposição. Ou talvez tenha decidido oferecer algo com um significado especial a um ente querido e deseja que este seja o melhor presente que essa pessoa alguma vez recebeu.

Seja qual for o seu caso, este guia irá familiarizá-lo com os 5 melhores tipos de impressão de t-shirts atualmente disponíveis no mercado. Abordaremos a impressão serigráfica, a impressão por sublimação, a impressão direta no tecido (direct-to-garment ou DTG) e a impressão direta em película (direct-to-film ou DTF) e destacaremos os prós e contras, bem como as aplicações mais comuns de cada uma das técnicas. 

Impressão serigráfica (serigrafia) 

Como funciona a impressão serigráfica?

O processo de impressão serigráfica requer 4 elementos: um estêncil, uma tela de malha, uma lâmina reta (ou um rodo) e, por último, a t-shirt. Trata-se de um dos tipos mais procurados de impressão de t-shirts, graças à sua capacidade de reproduzir desenhos de alta qualidade em grandes quantidades. 

Primeiro é criado um estêncil que depois é colocado sobre a tela de malha. Ao verter a tinta sobre o desenho gravado, esta é pressionada com uma lâmina reta ou um rodo, de modo a reproduzir a impressão do logótipo/imagem/etc. no tecido escolhido. Por último, após a impressão, o produto é passado por um secador ou tratado com uma prensa térmica. 

Quais são as suas aplicações?

A impressão serigráfica é ideal para produzir grandes quantidades da mesma t-shirt, visto ser relativamente rápida e fácil de montar. Caso esteja a criar artigos promocionais para uma feira comercial ou equipamento para uma equipa de futebol, este pode ser o método perfeito!

Prós

  • Impressões duradouras e de alta qualidade 
  • Boa relação custo-benefício para encomendas de grande volume
  • Graças à absorção profunda da tinta de impressão pelas fibras, obtêm-se impressões vivas e vibrantes

Contras

  • Limitação a determinado número de cores
  • Não rentável para lotes de pequena dimensão
  • Não indicado para desenhos pormenorizados ou complexos

Que tipo de tecido devo usar?

O algodão é um dos tecidos mais populares, na medida em que absorve facilmente as cores do desenho. As misturas de algodão-poliéster e as misturas triplas também estão a ganhar popularidade. 

Impressão direta no tecido (DTG)

Como funciona a impressão direta no tecido?

Afinal, o que distingue este tipo de impressão de t-shirts dos outros? 

A impressão direta no tecido faz exatamente aquilo que o próprio nome indica: a tinta é aplicada ou pulverizada diretamente sobre a t-shirt, camisola com capuz ou sweatshirt escolhida. De facto, o método de DTG é muito semelhante ao funcionamento das impressoras de papel. 

Após o carregamento de um ficheiro digital com o desenho artístico pretendido, a t-shirt é preparada para a impressão e submetida a um processo de pré-tratamento. Pense nisto como se de um primário se tratasse, aplicado antes de pintar a sua sala de estar ou mesmo antes de se maquilhar! Esta solução de pré-tratamento é, assim, necessária para evitar quaisquer manchas indesejadas ou mistura de tintas. 

Quais são as suas aplicações?

Ao permitir impressões únicas a um custo de instalação reduzido, a impressão DTG é um método eficaz para empresas locais ou de pequena dimensão.

Prós

  • Impressões detalhadas, nítidas e de alta qualidade, disponíveis numa variedade de cores
  • Processo de configuração mínimo
  • Um processo eficiente do ponto de vista energético, que minimiza os resíduos, devido à sua estrutura de impressão a pedido (print on demand ou POD) 

Contras

  • Não é tão resistente como outras técnicas e desvanece-se com o tempo 
  • Possuir e comprar uma impressora DTG é dispendioso Não é um método rentável, a menos que esteja a planear produzir as suas próprias peças em massa ou imprimir em massa para outros retalhistas 

Que tipo de tecido devo usar?

O ideal seria utilizar 100% algodão para projetos DTG. As misturas de algodão e poliéster são adequadas, mas apenas se o teor de algodão for igual ou superior a 50%, de modo a obter um acabamento da mais elevada qualidade possível.

Impressão direta em película (direct-to-film)

Como funciona a impressão direta em película?

A impressão direta em película, ou DTF, consiste na impressão de desenhos em película PET especial (politereftalato de etileno), utilizando tintas aquosas. Após ter sido transferida para a película, a tinta é, então, finalizada com um pó adesivo. Por último, o desenho é transferido para a t-shirt ou camisola, com recurso a uma prensa térmica. 

Ao contrário da impressão DTG, não é necessário um pré-tratamento, visto o desenho já estar impresso na película PET. O resultado é uma superfície brilhante, graças ao pó fixador. 

Quais são as suas aplicações?

Prós

  • Uma das vantagens principais é a sua versatilidade
  • Durável e muito resistente ao desgaste
  • Obtenção de impressões vivas e poderosas, uma vez que os desenhos são colocados diretamente no tecido. 

Contras

  • A impressão pode ter uma textura plástica
  • Não é o processo de impressão mais rápido
  • Não é tão ecológico como a DTG

Que tipo de tecido devo usar?

A impressão DTF pode ser aplicada a uma vasta gama de tecidos, tais como poliéster, algodão, tecido polar, nylon e uma série de tecidos mistos.

Bordado

Como funciona o bordado?

Se procura desenhos mais complexos e pequenos com um toque mais personalizado, os bordados personalizados da Wordans são a técnica ideal para si. As máquinas de costura de alta potência são programadas digitalmente para colocar logótipos, desenhos e imagens nas suas peças de vestuário. 

Quais são as suas aplicações?

O bordado é o método perfeito para quem procura pequenos desenhos, como slogans, expressões e logotipos. Com a Wordans, pode encomendar t-shirts, camisolas com capuz e acessórios neutros e mandar bordar o desenho à sua escolha. Se tem um olho atento aos detalhes e procura t-shirts personalizadas que correspondam aos seus padrões, então este é o método para si.

Prós

  • Ótimo para desenhos de menor dimensão
  • Ideal para dar um toque elegante e sofisticado
  • Obtenção de desenhos premium complexos

Contras

  • Pesado 
  • Mais lento e mais caro do que outros métodos
  • Não adequado para grandes quantidades de t-shirts

Que tipo de tecido devo usar?

Os bordados podem ser aplicados sobre uma vasta gama de tecidos, como o poliéster, o algodão, o tecido polar, o nylon e uma série de tecidos mistos.

 

Personalize o seu mundo com Wordans!

 

Sentindo-se inspirado? Bom, essa era a nossa intenção! Agora, por que não visitar nosso novo Custom Lab e dar vida às suas ideias?